Wednesday, April 25, 2007

Páscoa 2007






Não fosse a condição de celibato e eu podia ter um bom futuro pela frente como padre. É o 2º ano consecutivo que, na Páscoa, na minha aldeia e à sua volta, faço esta figura e entro pelas casas das pessoas, abençoando-as, às suas famílias e lares. O processo é simples. As portas abertas, com folhas e flores a revestir a entrada, indicam uma família que espera a entrada de Cristo. É aqui que eu entro (que Cristo me perdoe esta sequência de raciocínio), lanço água benta sobre as pessoas e desejo uma Santa Páscoa... "...Cristo ressuscitou! Aleluia! Aleluia! Que venha a sua benção sobre esta casa e sobre todos os que nela habitam! Aleluia...", resvalando depois para a tentação dos beijos e abraços aos presentes (padre que não é padre, está autorizado a fazê-lo). Entra depois a cruz, que é beijada por todos os presentes, enquanto os mordomos aguardam à porta com velas. São algumas freguesias, dezenas de casas, centenas de pessoas, milhares de emoções que se vivem. É engraçado participar na felicidade das pessoas, custa assistir à mágoa de quem está doente e, olhando para mim com uma veste branca e cruz ao peito, encontra mais uma força para sorrir... é aqui que me sinto padre... é neste momento que vêm em mim um padre... mas não sou... sou apenas um amigo... :)

11 comments:

Sofia said...

Que belo relato para uma linda tradição. Gostava de "viver" momentos assim, que há muito foram abandonados nas grandes(?) cidades.
Continue assim, um AMIGO para todos (mesmo quando não estiver usando a veste branca).
Abraços e bom feriado.

Esquilo said...

obrigado amigo
Um abraço tb para ti

Codinome Beija-Flor said...

Poderia comentar por longo tempo.
Mas seu gesto é tão nobre, tão lindo.
Que prefiro guardar a lição que nos ensina.
Com todo carinho e admiração.
Beijinho

Anita said...

Olá bom dia. Vim agradecer a visita e desejar resto de uma semana muito abençoada por Deus.
Muitos beijinhos levados pelo vento.
Espero que voltes mais vezes.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Cathy said...

Muito bem ajudar a comunidade.... são essas pequenas grandes coisa que ajudam no convívio que é a Páscoa...

Andreia said...

Na minha terra também há essa tradição. Há uns anos eu também costumava participar, ia com os colegas de porta em porta!:)

A Flor said...

Até que darias um padre bem bonitinho! eh ehehehe Serias um padre polarito ou um polarito padre? hummm....

O nosso Portugal é feito de várias tradicções e esta é mais uma delas.

Desejo-te um bom e agradável feriado. Descansa muito.

Beijoca e rosas, muitas rosas te deixo para alegrar o teu dia.

:D

Flor

Brottas said...

bem estou parvo estupfacto estarecido e muitas mais coisas acabadas em pato... nao e que davas mesmo para padre... eu a desconfiar que eras meio virado mas afinal es padre... lol... e bem puto a que seguir aquilo que se gosta... bom feriado...

Márisa said...

Olá. Bonita tradição! Na minha terra também existe! Fazes bem em participar, e até pareces ter jeito! Obrigada por partilhares as fotos conosco. Beijo

Anonymous said...

tas bonito tás. safaste-te do Ilharco agora vê mazé se te safas dessa. sabes que ao 3º ano é de vez. já de lá não sais. E sabe o q acontece aos padres... papam as beatas todas!


Abraçinhos e x-corações
Pedro Bikeman

sss said...

k giro giro!!!
e a mommy tb ta aki! e os vovós...
k saudades de uma páscoa a sério, sem chineses a rodearem...

muitas beijocas de saudade!