Monday, March 16, 2009

Cooooooooooollll

Trinta graus! Uma esplanada só com 1 (uma) mesa e 4 cadeiras. As cores da moda chegaram aos cafés mais isolados da civilização. Esta cena fora do habitual despertou em mim a vontade de sorver cubos de gelo como se de amendoins se tratasse. Durante os ansiosos 17 passos que me levaram à porta, questionei-me perante a invulgaridade da situação. Um café, longe de tudo e de todos, com uma esplanada tão pequena como fashion, o que teria lá dentro? Uma velha máquina de fazer café e dois pacotes de bolachas, ou o supra sumo da doçaria conventual, inoculada de excitantes átomos de café de todo o Mundo? Afastei as fitas da entrada (aquelas que ninguém me tira da cabeça que só servem para NÃO deixar sair as moscas do café para a rua) e detive-me perante um balcão onde estavam algumas (entre 4 a 6) garrafas de compal. Também havia pastilhas. Não vi mais nada. Não vi gelo. Olhei para a figura simpática que vestia um daqueles aventais que parecem batas, ou vice-versa, como se vê em todas as senhoras com mais de 70 anos em qualquer aldeia do nosso país, e que geralmente é sinal indiciador de senhora muito simpática, muito faladora, mas não revela qualquer indicação sobre ser ou não ser senhora com cubos de gelo. Não tive tempo de dizer "boa tarde". Entrei, olhei os compais, e... "não se preocupe menino, também temos entremeada, torresmos e coiratos". Neste instante fiquei sem palavras. Encostado a uma parede enquanto lia o "24 Horas", um tipo tinha, num raio de 10 cm à volta do queixo, um brilho extraordinariamente intenso. Na mão, um torresmo com um mau aspecto impressionante. Na mesa, umas quantas réplicas do dito. Perfeitamente identificado com as minhas coordenadas geográficas, ocorreu-me... "Ahhhh... hmmmm.... estou perdido, onde se apanha a A2...?". Meia hora depois saí do café. A parte boa? Não comi torresmos nem coiratos nem entremeada. A parte má? O senhor dos torresmos decidiu "colar-se" a mim e explicar detalhadamente todo o mapa das estradas do sul do país. A parte mesmo muito má? Não havia guardanapos...
Eternamente Polarito esfomeado... e a sandes de torresmos com 3 cubos de gelo fica para a próxima...

No comments: