No leste da Gronelândia, o urso polar é chamado de Tornassuk, "o mestre dos espíritos prestativos"...
Thursday, July 30, 2009
"Estime bêr-te"
Sempre que vou à minha aldeia, aparece a Sr.ª Maria (e com este nome devo fazer referência a mais de 80% da população) que me abraça e diz vezes seguidas sem conta: "Estime bêr-te, ó Pedrito...! Estime bêr-te, ó Pedrito...! Estime bêr-te, ó Pedrito!". Julgo que a ideia principal é qualquer coisa parecida com... gosto muito de te ver por cá, tanto, tanto que até te vou dar um abraço bem forte, mesmo tendo 50 Kg de palha na cabeça. É isso! Às vezes a situação torna-se complicada, principalmente na fase do abraço, uma vez que a Sr.a Maria costuma trazer à cabeça uma montanha de erva ou palha, como se fosse um chapéu de feiticeiro, mas com quase 2 metros de diâmetro. De qualquer modo, é sempre reconfortante, senão não me teria lembrado agora, assim de repente, deste palhó-abraço :)
Monday, July 27, 2009
Just a light...
Uma imagem... uma flor...
O calor... o frio...
O brilho... o escuro...
Um gesto... uma pausa...
Uma palavra... o silêncio...
Um beijo... um suspiro...
Um sorriso... uma lágrima...
Dois anos depois, no mesmo segundo, já não posso segurar a Tua mão. Fixo os olhos na Tua foto, iluminada por uma mais uma vela. Onde deixámos o teu corpo, respiro átomos perfumados de flores. Desde esse dia sempre brilhou uma vela e sempre Tiveste um jardim perto de Ti. Sozinho fixei a Tua imagem. Não é comum estar petrificado, na solidão de uma noite, num cemitério adormecido no infinito do tempo. Mas recordei-me de cada segundo que passei conTigo na Tua última noite antes de viajares. Quis estar a esta hora tão perto de Ti e tão longe. Afinal, Estás a aqui a meus pés e lá em cima numa estrela. Tão longe e tão distante. Mas sempre tão perto...
Friday, July 10, 2009
Croatia & Slovenia & Bosnia
Vou aqui e já volto (ou não) daqui a uns dias. As cidades são espectaculares. As montanhas também. Centenas de parques naturais. Muita animação. Culturalmente infinita. Dezenas e dezenas de ilhas brutais. Praias de todas as cores. Apetece-me de tudo, mas fica a imagem do que me apetece mesmo fazer quando chegar! Águaaaaaaaaaaaaa!
Epá... será que vou partir aquilo tudo por lá? ;)
Tuesday, July 07, 2009
The End...
Está a dar na MTV um concerto de Michael Jackson em Bucareste, 1992. Nunca acompanhei a vida deste artista. Lembro-me de, quando era puto xarila, sentir vontade de ser conhecido como ele. Os meus amigos de infância conhecem o meu nick de guerra. Naquele tempo não havia nicks. As guerras eram mais pacíficas. Peter Michael Peper Power Jordan Junior Jackson. Eu sei que é ridículo. Mas ainda hoje nos rimos muitas vezes deste cognome. Peter Michael por razões óbvias. Peper porque, já naqueles tempo, há 20 anos atrás (meu Deus...), eu já gostava de dizer "pocaria" a cada minuto, e diziam que tinha pimenta na língua. Eu achava isso giro. Power porque havia uma série "Captain Power" e eu que, de quando em quando gostava de armar zaragata lá na escola, achei que seria um ponto a meu favor adoptar este nick. Jordan, claro, de Michael Jordan. Jackson... de Michael Jackson... Não podemos negar que os seus espectáculos eram todos extraordinariamente espectaculares. Efeitos visuais que surpreendiam os mais fanáticos. Tudo tão bem pensado que o último minuto tinha o entusiasmo do primeiro. Esta noite, a MTV transmitirá mais concertos e também a biografia deste homem. Podemos não entender a sua revolta perante tudo, até para com a sua própria morfologia. Mas eu aplaudo a coragem que teve. O tempo que for preciso. Tenho alguma pena de ter acabado assim.
Monday, July 06, 2009
Passion Flower
Após apresentação pública da Ginger e do Fred, apresento-vos a Dulcineia. A Dulcineia cresce que se farta. É uma alcoólica anónima que faz impressão, mas na versão água. Julgo que a EPAL vai ver os seus lucros dispararem em 2009 sem entenderem bem porquê. Só eu sei. E a Dulcineia. Além disso é uma ganda maluca. Quase todos os dias tenho de a orientar na vida, mas quando me afasto um pouco, já se desorientou e cresceu mais uns centímetros para alcançar a minha vizinha de cima que tem 29 anos e mora sozinha. Ora... reparei agora que "cresceu mais uns centímetros para alcançar a minha vizinha de cima" pode suscitar outras interpretações. Mas a Dulcineia não é dessas. Pelo sim pelo não, vou atar na ponta mais alta um bilhete "vizinho de 30 anos que às vezes mora sozinho procura vizinha de 29 anos que às vezes, ou não, more sozinha". Julgo que dentro de 2-3 semanas, com o apoio da EPAL, ela terá o bilhete à frente quando vier ver as estrelas numa noite de lua nova :))
Quem quer ir ao Zoo ?!
Estou há 2 horas sem conseguir parar de ler este livro. Vou na página 84. Dá uma média de 42 páginas por hora (contando com os 12 minutos em que tive de brincar às escondidas com o meu gato). Há livros assim. Só o vou fechar quando chegar à página 261 que, segundo a minha calculadora, será pelas 6 da manhã. Ao meio dia, quando o despertador tocar, sei que vou parti-lo sem qualquer tipo de misericórdia. Tenho de ir! Há um zoo à minha espera!!
Friday, July 03, 2009
Wednesday, July 01, 2009
Subscribe to:
Posts (Atom)