Sunday, November 19, 2006

Castanhas sim! Suínos não!


É inquietante o quão ridículos e insignificantes somos perante a enormidade de um planeta desgovernadamente feliz. Podíamos ser todos presidentes da república, ou não, e teríamos o mesmo papel na sociedade como temos hoje. Conseguimos poluir menos? Não! Conseguimos viver em paz? Não! Conseguimos deixar de matar-nos? Não! Hoje estou particularmente extraviado do juízo perfeito. Tenho de contar este episódio mas não fiquem com impressão duvidosa da minha pacífica pessoa, por favor. Mas, porque há momentos que, por não se enquadrarem no nosso comportamento habitual, somos forçados a despejá-los silenciosamente, aqui fica o relato...
Atravessei Monsanto, o "pulmãozito" de Lisboa onde ainda se respira algum ar não saído directamente do enferrujado tubo de escape de uma furgoneta soluçante de fumo. À minha frente, sai um saco do "Continente" pelo vidro de um carro. Eu não tinha pedido nada... Monsanto também não... "vai morrer longe filho da mãe, onde não perturbes o trânsito" pensei, com aquela veia na testa que me caracteriza tão bem em momentos de alguma ira. Quando acontecem estes episódios ridículos, o percurso da minha consciência, mesmo que eu não permita, é sempre o mesmo... começo a imaginar que tenho um tractor agrícola carregado de estrume de uma suinicultura de porcos com desorganização intestinal, e me enfaixo a 200 km/h no indivíduo do saco do "Continente". Voltei à realidade e, felizmente ou não, vejo-me a estacionar ao lado do poluidor filho da mãe. E não é que `tá o "suíno com 2 presuntos" a beber uma garrafa de água do Luso e atira a "gaja" ao chão??? Aqui não houve espaço para fantasias. Abri a mala do carro, saquei as 5 maiores castanhas do saco que acabava de comprar e, quando o "suíno com 2 presuntos" se virou de costas... rátátátátá... castanhada na cabeça, qual rajada a meia haste de uma G3 de castanhas. Entrada no carro, prego a fundo e ala que se faz tarde. Bem sei que isto é uma atitude de puto xarila macaco sem pila, mas não interessa. Não tive coragem para mais nada senão para "acastanhar" aquele "suíno de 2 presuntos". Bahhhh... "Continente" e "Luso", vocês têm bons produtos e boa água, não abram falência por causa deste episódio nem deste blog. "Suíno de 2 presuntos", amanhã havia de vir uma castanha de 3 Kg e cair-te na cabeça!
Agora estou a comer castanhas e, na verdade, é inquietante o quão ridículo e insignificante sou perante o forno de castanhas tristemente feridas com golpes antes de irem a assar. Como somos cruéis... de 2 em 2 minutos, saco uma castanha, para ver se já sofreu o suficiente e se pode então ser esmagada por molares sem misericórdia. No fim, acaba como se sabe... Triste vida a da castanha... faz-me lembrar parte da infância vivida num 4º andar... ainda as batatas estavam a fritar e já eu tirava uma a uma, às escondidas da mãe, e fazia filas enormes de batatas no exterior do parapeito de mármore da varanda, para arrefecerem mais depressa. Pareciam comboios de 20 carruagens. Estas, ao contrário das castanhas, ainda passavam pela aflição da queda de um 4º andar...
Perdoem-me todas as castanhas e batatas envolvidas nesta tragi-comédia bloguística :)

9 comments:

Esquilo said...

Obrigado pela pasagem lá no meu blog...
O teu também Tá fixe...
Até um dia destes...

Anonymous said...

entao acabou tudo em castanhada, eheheh, fica bem

Márisa said...

:-)
Obrigada pela tua visita!
Um post muito interessante! eheh
Foi merecido!

Rena said...

desperdicio de castanha!hehe!
beijos

Esquilo said...

Venham de Lá mais castanhas...
O esquilo agradece...

brettinha do campo said...

lolololol
tou fartinha de rir!!!!!!!!!
só contigo polarito.......
a cena da castanha foi boa mas a das batatinhas fritas a arefecer no arapeito do 4 andar foi demais! tou mesmo a imaginar!!!!!!!!!!!!
é um prazer fazer-te uma visita

brettinha do campo said...

tou a ver que andamos nos mesmos sitios!?
qualquer dia chocamos.........

Anonymous said...

Polarito... deves ser lindo...
Beijiiinhos!

Cathy said...

só faltou uma coisa para o magusto estar completo: a bela de jeropiga!! caseira claro! que essa é que sabe bem...

Tenho a sorte de os meus familiares mais directos terem muitos castanheiros!! isso é que é comer castanhas!!