Saturday, December 23, 2006

Natal Feliz !

Estão a imaginar o novo ( Airbus A380 ), mas em forma de árvore de Natal? Esqueçam! Não tem mesmo nada a ver... Os meus xi-corações (versão feminina de abraços) e abraços (versão feminina de xi-corações), são ainda maiores para todos os que algum dia esboçaram um sorriso ao passar por aqui. Para os que não passaram, mil desculpas, mas terá de ser mesmo só do tamanho do Airbus. Para todo o mundo (o nosso munde - private joke) um abraço do tamanho da minha barriga quando for madrugada do dia 26, uma vez que é considerado crime qualquer indivíduo da minha aldeia parar de comer doces por períodos superiores a 5 minutos e 30 segundos durante o dia 25. Haja ainda justiça e leis que façam sentido em locais deste nosso "munde"...
Um Natal muito Feliz para todos... !

I Concentração "Gang Triciclista"

Realizou-se em Évora, 16-17 Dezembro, a I Grande Concentração do "Gang Triciclista", uma entidade sem fins lucrativos (bem pelo contrário) e que pretende transmitir aos seus associados (actualmente oito) experiências gastronómicas intensas nos locais mais inóspitos e recônditos do mundo, aproveitando os intervalos para passear um pouco a bicicleta (mas só se for mesmo preciso).
O dia 1 resume-se a provas gastronómicas e, no tempo restante, subida ao castelo do Giraldo, por caminhos de cabras... mas não umas cabras quaisquer! Pareceu-me caminho de cabras das montanhas com patas tipo "retroescavadoras" e de bodes daqueles bem fortes, os cobridores da população. No final do dia, passeio nocturno até o "gang triciclista" entender que não é conveniente concretizar passeios nocturnos porque não se vê.
O dia 2 resume-se a provas gastronómicas e, no tempo restante, passeio pelo centro histórico de Évora, destacando-se como marcos importantes de paragem as migas e os pastéis de nata conventuais.
Não vou divulgar números porque o Marco Chagas pode ser leitor assíduo deste blog, mas sinto necessidade de referir que 25 km em 2 dias e oito jovens desengonçados no final é, no limite e triciclisticamente falando... um sprint para o suicídio colectivo (qual Émile Durkheim, versão bicicleta).
O próximo encontro deverá decorrer em Janeiro. A primeira sugestão de destino a ser varrido pelos indomáveis triciclistas é Aveiro! Oxalá T-O-D-A-S as pastelarias, lojas, supermercados, talhos, lavandarias, etc... onde possa haver ovos moles, estejam fechados.
Trim, trim, trimm...

Monday, December 18, 2006

Elfo em part-time !

Os elfos são criaturas míticas da mitologia alemã. No quadro da mitologia Tolkieniana, tanto homens como elfos são filhos de Ílutavar, tendo, por isso, muito em comum. Há, contudo, diversas diferenças entre as duas raças. Destas, a mais significativa é a de que os elfos são "imortais", pelo menos enquanto Arda (o Mundo), dure; eles não envelhecem nem adoecem e se forem mortalmente feridos ou sofrerem um grande desgosto, reencarnam nas Mansões de Mandos, em Valinor.
Os elfos, enquanto elfos, são geralmente orelhudos. O presidente do Benfica não é elfo, o José Rodrigues dos Santos também não. Mas são duas aproximações muito humanas ao conceito de elfo, enquanto elfo.
Hoje, ao espreitar a CNN, detive-me perante a notícia de que foi encontrada uma nova espécie de elfo na floresta negra da Alemanha, muito mais elegante do que o Homo sapiens convencional. Um repórter conseguiu uma filmagem impressionante deste marco fundamental para o conhecimento da história da Humanidade. Fica (aqui) o registo. Extraordinário este nosso mundo...

O cerrar das cortinas...


Terminou o curso ! É nestes momentos que sentimos que a vida é um pequeno oceano no qual saboreamos cada onda com o carinho que ela merece. Há momentos na vida em que nos atiramos para uma onda irritada com o oceano, há momentos em que dançamos habilmente ao sabor da maré, há momentos em que nos deixamos levar por ondas gigantes mas rapidamente uma onda suave e meiga nos embala novamente. Há ondas que passam por nós, qual tempestade em alto mar, mas têm a capacidade de nos deixar estupidamente especados a olhar, com algum saudosismo, até entendermos o quão importante foi resistir à sua passagem. Há ondas que nos levam os calções de banho, há ondas que nos trazem garrafas com mensagens, há ondas que nos inundam de espuma branca , como se sonhos se tratassem.
A todos, mas principalmente aos amigos (amigas) que estiveram presentes para assistir ao discurso final e que aguentaram sem rir, o(v)rigado! Ficam os versos finais do momento do agradecimento que, em cada contexto, são uma pequena onda que vos deixo...
"É pelo sonho que vamos... comovidos e mudos... Chegamos? Não chegamos?... Haja ou não frutos... é pelo sonho que vamos..."
Sebastião da Gama

Green moments...


O V Congresso da Associação Portuguesa de Greenkeepers foi 20 valores, de 0 a 3! Decorreu no Vila Sol Spa & Golf Resort, de 6-9 Dezembro, com mais de 174 participantes (foram 175). É uma família já grande, mais forte, mais unida em torno de causas comuns.
Mais verdes ou mais maduros? Verdejantemente mais experientes, seguramente. Foram 3 dias de lançamento de ideias, troca de experiências, divulgação de conhecimentos, fortalecimento de laços de amizade e consolidação dos conceitos adquiridos no ano anterior (mesmo de madrugada :)). Mais verdes estamos com toda a certeza, em busca da perfeição verdística de relvados verdejantemente enquadrados no verde da paisagem. Mais maduros pela forma como procuramos hoje a verdescência de forma mais equilibrada (peço publicamente desculpas aos meus colegas associados do FêCêPê por este tipo de discurso. Mantenho-me sócio 85502 com orgulho, mesmo que mais Carolinas Desgraçadas Salgado apareçam em busca de fios condutores de vida, equivocando-se com fios detonadores de um explosivo que a própria construiu... outro tema...).
O abraço a todos os amigos verdisticos!

Sunday, December 10, 2006

Arrivederci Roma !

Ciao! Roma está à minha espera! Lancei 2 míseros cêntimos na Fontana di Trevi o que, se a tradição ainda ainda for o que era, significa que voltarei em breve a este lugar perturbantemente belo. Roma tem tudo. Tem um monumento e um café a 4 euros em cada esquina. Tem um coliseu e pseudo-gladiadores que pensam que o Carnaval é sempre que eles querem, sedentos de uma "foto de família" por 10 euros. Tem caminhos romanos de pedras monumentais que nenhuma retroescavadora por inventar conseguirá mover e tem caminhos de ferro que por 11 euros nos levam 30 quilómetros mais à frente. Tem passagens adornadas de telas e pinturas divinais, capazes de nos manter especados horas a fio em contemplação e tem passagens nas estradas mais inseguras que a travessia do autódromo em dia de corrida. Mas Roma é mesmo assim. E é magnífica assim. Vou ler e reler as 192 páginas de "Museums of Rome" e vou voltar lá, para buscar resquícios de essências culturalmente vibrantes que não consegui trazer agora. Na bagagem (no porão, claro) levarei também um termo de 2 litros de café, o que me libertará capital suficiente para suportar outros devaneios que Roma nos sugere... il gelato, um must!
Arrivederci!

Amphitheatrum Flavium - Colosseum

One lifetime is not enough for Rome...


|