Saturday, July 12, 2008

Into The Wild

Click! Sete e quatro da madrugada. Apaguei a luz para ir nanar. Fechei pela 2ª vez o livro que Jon Krakauer fotografou em palavras. Um alpinista consegue ter sempre uma visão mais elevada do Mundo e transformá-la em letras que nos inspiram em aventuras que de outra forma pensamos, mas não concretizamos.
Em Abril de 1992, um puto xarila chamado Christopher McCandless abandona um futuro promissor, a sua própria identidade, entrega todos os tostões a fins de caridade e parte. Só isso. Não interessa como nem porquê nem para onde nem se está bem ou mal. Parte em busca de uma experiência que transcenda o materialismo do quotidiano. É a entusiasmante força indomável de um espírito rebelde e lírico, nos limites do apelo ancestral e romântico da vastidão selvagem do longínquo Oeste americano.
O meu "projecto" mais parecido continua de pé e a única certeza que tenho em relação à sua concretização é, inevitavelmente, a sua concretização. Chama-se Polarito McCandless at ROUTE 66 - Chicago, Illinois Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, Los Angeles. Um Cadillac dos mais clássicos vai comigo, pelo menos durante estes 3.940 km. Vou sair mais "grande" desta aventura.
Até lá... "...desejava movimento e não um calmo percurso de existência. Desejava excitação e perigo e a oportunidade de me sacrificar pelo meu amor. Sentia em mim um transbordar de energia que não encontrava escape na nossa vida calma..." Lev Tolstói in "A Felicidade Conjugal"
- passagem sublinhada num dos livros encontrados junto aos restos mortais de Chris McCandless -

1 comment:

Anonymous said...

também vi esse filme!
disse-te que era mágico...
que nos fazia pensar em algo mais...
que dava vontade de partir para a aventura...

não tão louca...
mas vamos entrar de mochila num "inter-rail"?