No leste da Gronelândia, o urso polar é chamado de Tornassuk, "o mestre dos espíritos prestativos"...
Tuesday, December 15, 2009
Sunday, December 06, 2009
Monday, October 05, 2009
Tuesday, September 22, 2009
Tá nanar !!
Sem grande treino, dia após dia caminho para o recorde de adormecimento em menos tempo que eu sei lá o quê. Hmmmm... julgo que o meu chefe já domina um pouco mais as ferramentas informáticas, portanto vou reformular.
Sem grande treino, noite após noite caminho para o recorde de adormecimento em menos tempo que eu sei lá o quê.
Julgo que já anda nos 3 segundos, mais centésimo... menos centésimo... Geralmente quando me deito, o processo de tirar o segundo pé do chão já é feito num quadro sintomatológico de sonambulismo. Julgo até que, muitas vezes, adormeço com um pé na cama, sofá, tablier do carro, banheira, balcão de um cliente, etc, etc... e o outro pé ainda no chão. O que é fantástico é o esforço inglório de tentar recordar a última imagem antes do abraço efusivo das pálpebras. É uma vida feliz a das pálpebras, já repararam? Passam o dia aos beijinhos, mais ou menos circunstanciais, lentos ou quase eternos. À noite abraçam-se e fazem sabe-se lá o quê, essas malucas. Ninguém me tira da ideia, que a pálpebra superior tenha mais um cromossoma X. De qualquer modo, no essencial, esta é a imagem (excluindo obviamente a Carmen Electra) que me parece ser a última que "fotografo" antes de nanar.... gostam...?
Monday, September 21, 2009
Sebenta de Geoquímica!
Acabei de receber um "tesourinho deprimente". Quiseram que eu recordasse como era um aluno aplicado. A sebenta de Geoquímica do Ambiente, pelo elevado interesse das matérias abordadas, jamais poderia descansar para a eternidade numa gaveta. Eu sentia que os condutores deveriam estar continuamente despertos para a temática das ligações químicas do tetaredro de silício em cadeias espiraladas de olivinas, piroxenas, anfíbolas e biotites. Resultou. Ainda hoje, alguns 10 anos depois, estava parado nos semáforos em Freixo de Espada à Cinta e um tipo de motorizada, com uma ovelha presa atrás do banco com um esticador, me abordou: "ó chefe! Eu aximcumáxim ainda num perxebi a modos que cumé que xe bota o fogo numa xerra de eucalitres com terra de feldspatos". Valeu a pena o esforço desenvolvido na minha carreira académica. Se o Ministério da Educação precisar de umas "luzes" para a modernização da sua frota automóvel, anuncio a minha disponibilidade.
Gorila´s Home...
Está a apetecer-me ir ao Uganda, um dos últimos e mais bem preservados spots de gorilas na Terra. Está a apetecer-me ir à floresta impenetrável de Bwindi, onde os gorilas das montanhas ainda vivem livres. Está a apetecer-me conhecer as pessoas que tudo fazem para preservar os gorilas, percorrer as trilhas vivas, respirar todas as cores de um minúsculo pedacinho de África, bem perdido por entre montanhas e florestas. Abrir os braços e inspirar tudo de uma vez só. Está a apetecer-me dormir como um gorila, construindo a cada noite um novo abrigo, como eles fazem assim que anoitece. Neste momento há menos de 1000 indivíduos na Terra, divididos entre Ruanda, Uganda e Rep. Dem. Congo. Está a apetecer-me olhar um gorila nos olhos e, nesse flash de décimos de segundos, sentir o sangue a fluir nas veias como um riacho no Inverno mais corajoso. Apetece-me ver a Terra do outro lado. Ser Terra. E a partir daí sentir que tenho um pouco mais de Mundo dentro de mim. Quando me apetece assim tanto, diz-me a experiência que já não se muda... Eu vou ao Uganda. Em breve. Prometo.
Thursday, September 17, 2009
Wednesday, September 16, 2009
Polarito, o Lavândulo
Lâidizândgêntleméne! E a foto vencedora da categoria "Melhor Foto De Um Campo de Lavandas Ou Alfazemas Ou Lá Como Se Chamam Estas Gaijas" é a foto "Polarito No Meio De Um Campo De Lavandas Ou Lá Como Se Chamam Estas Gaijas" e estará em exposição na Galeria de Barcarena nos seguintes preços / horários: se for público em geral ou artista ou indivíduo que não tem mais nada para fazer e vai visitar tudo aquilo que é gratuito, entradas a 250€ e horário 10h-10h05m. Se é gaija, entrada gratuita e horário 0h - 6h da manhã.
Wednesday, September 02, 2009
Tuesday, September 01, 2009
AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH!!
Este desgraçado a viver em plenitude a tendência suicida com epicentro no último segundo do último minuto do último dia de férias apela a todos os seus clientes da zona litoral (máximo 100 metros a contar da zona de rebentação para o interior), que solicitem a sua visita frequente nos próximos meses. Obrigado.
Friday, August 07, 2009
Tuesday, August 04, 2009
Thursday, July 30, 2009
"Estime bêr-te"
Sempre que vou à minha aldeia, aparece a Sr.ª Maria (e com este nome devo fazer referência a mais de 80% da população) que me abraça e diz vezes seguidas sem conta: "Estime bêr-te, ó Pedrito...! Estime bêr-te, ó Pedrito...! Estime bêr-te, ó Pedrito!". Julgo que a ideia principal é qualquer coisa parecida com... gosto muito de te ver por cá, tanto, tanto que até te vou dar um abraço bem forte, mesmo tendo 50 Kg de palha na cabeça. É isso! Às vezes a situação torna-se complicada, principalmente na fase do abraço, uma vez que a Sr.a Maria costuma trazer à cabeça uma montanha de erva ou palha, como se fosse um chapéu de feiticeiro, mas com quase 2 metros de diâmetro. De qualquer modo, é sempre reconfortante, senão não me teria lembrado agora, assim de repente, deste palhó-abraço :)
Monday, July 27, 2009
Just a light...
Uma imagem... uma flor...
O calor... o frio...
O brilho... o escuro...
Um gesto... uma pausa...
Uma palavra... o silêncio...
Um beijo... um suspiro...
Um sorriso... uma lágrima...
Dois anos depois, no mesmo segundo, já não posso segurar a Tua mão. Fixo os olhos na Tua foto, iluminada por uma mais uma vela. Onde deixámos o teu corpo, respiro átomos perfumados de flores. Desde esse dia sempre brilhou uma vela e sempre Tiveste um jardim perto de Ti. Sozinho fixei a Tua imagem. Não é comum estar petrificado, na solidão de uma noite, num cemitério adormecido no infinito do tempo. Mas recordei-me de cada segundo que passei conTigo na Tua última noite antes de viajares. Quis estar a esta hora tão perto de Ti e tão longe. Afinal, Estás a aqui a meus pés e lá em cima numa estrela. Tão longe e tão distante. Mas sempre tão perto...
Friday, July 10, 2009
Croatia & Slovenia & Bosnia
Vou aqui e já volto (ou não) daqui a uns dias. As cidades são espectaculares. As montanhas também. Centenas de parques naturais. Muita animação. Culturalmente infinita. Dezenas e dezenas de ilhas brutais. Praias de todas as cores. Apetece-me de tudo, mas fica a imagem do que me apetece mesmo fazer quando chegar! Águaaaaaaaaaaaaa!
Epá... será que vou partir aquilo tudo por lá? ;)
Tuesday, July 07, 2009
The End...
Está a dar na MTV um concerto de Michael Jackson em Bucareste, 1992. Nunca acompanhei a vida deste artista. Lembro-me de, quando era puto xarila, sentir vontade de ser conhecido como ele. Os meus amigos de infância conhecem o meu nick de guerra. Naquele tempo não havia nicks. As guerras eram mais pacíficas. Peter Michael Peper Power Jordan Junior Jackson. Eu sei que é ridículo. Mas ainda hoje nos rimos muitas vezes deste cognome. Peter Michael por razões óbvias. Peper porque, já naqueles tempo, há 20 anos atrás (meu Deus...), eu já gostava de dizer "pocaria" a cada minuto, e diziam que tinha pimenta na língua. Eu achava isso giro. Power porque havia uma série "Captain Power" e eu que, de quando em quando gostava de armar zaragata lá na escola, achei que seria um ponto a meu favor adoptar este nick. Jordan, claro, de Michael Jordan. Jackson... de Michael Jackson... Não podemos negar que os seus espectáculos eram todos extraordinariamente espectaculares. Efeitos visuais que surpreendiam os mais fanáticos. Tudo tão bem pensado que o último minuto tinha o entusiasmo do primeiro. Esta noite, a MTV transmitirá mais concertos e também a biografia deste homem. Podemos não entender a sua revolta perante tudo, até para com a sua própria morfologia. Mas eu aplaudo a coragem que teve. O tempo que for preciso. Tenho alguma pena de ter acabado assim.
Monday, July 06, 2009
Passion Flower
Após apresentação pública da Ginger e do Fred, apresento-vos a Dulcineia. A Dulcineia cresce que se farta. É uma alcoólica anónima que faz impressão, mas na versão água. Julgo que a EPAL vai ver os seus lucros dispararem em 2009 sem entenderem bem porquê. Só eu sei. E a Dulcineia. Além disso é uma ganda maluca. Quase todos os dias tenho de a orientar na vida, mas quando me afasto um pouco, já se desorientou e cresceu mais uns centímetros para alcançar a minha vizinha de cima que tem 29 anos e mora sozinha. Ora... reparei agora que "cresceu mais uns centímetros para alcançar a minha vizinha de cima" pode suscitar outras interpretações. Mas a Dulcineia não é dessas. Pelo sim pelo não, vou atar na ponta mais alta um bilhete "vizinho de 30 anos que às vezes mora sozinho procura vizinha de 29 anos que às vezes, ou não, more sozinha". Julgo que dentro de 2-3 semanas, com o apoio da EPAL, ela terá o bilhete à frente quando vier ver as estrelas numa noite de lua nova :))
Quem quer ir ao Zoo ?!
Estou há 2 horas sem conseguir parar de ler este livro. Vou na página 84. Dá uma média de 42 páginas por hora (contando com os 12 minutos em que tive de brincar às escondidas com o meu gato). Há livros assim. Só o vou fechar quando chegar à página 261 que, segundo a minha calculadora, será pelas 6 da manhã. Ao meio dia, quando o despertador tocar, sei que vou parti-lo sem qualquer tipo de misericórdia. Tenho de ir! Há um zoo à minha espera!!
Friday, July 03, 2009
Wednesday, July 01, 2009
Friday, June 26, 2009
Guiness Book of Finger Records!
Já está! Mais um recorde mundial para Portugal! O recorde de "Como Evitar que a Porta de um Veículo Motorizado de 4 Rodas se Feche com Recurso a um Dedo" foi batido ontem nas festas de S. Pedro, em Sintra. A primeira etapa havia já sido alcançada em Barcelona, onde a porta de um táxi atirda com violência, não só não fechou como voltou para trás, o que não deixa de ser um feito extraordinário para um dedo só. Os meus genes africanos quiseram algum protagonismo e o dedo reflectia tudo isso e muito mais nos últimos dias. Treze dias depois, em Sintra, o mesmo dedo, outro carro e... neste momento, olhar para este dedo pode provocar alguma perturbação em mentes mais sensíveis. A entrega do Troféu "Guiness Finger Book of Records" acontecerá em breve numa secção de ortopedia perto de si. Até lá, só ando de bike!
Thursday, June 25, 2009
Ginger & Fred
Lembram-se do filme de Federico Fellini, com Ginger Rogers & Fred Astaire? Eu não. Mas um dia vi em Praga o Ginger & Fred, a fusão de dois edifícios que se abraçam no início de um passo de dança. Muito bem conseguido. Agora esses dois maganos moram comigo.
A Ginger tem 17 anos, tem a mania que é grande e gosta de apanhar sol a tarde inteira. Daqui a 1 mês vai ao cabeleireiro (eu) e depois apresento-vos a ainda mais fashion Ginger!
O Fred é do meu tempo. Trinta aninhos. Não tem barba rija e uma ligeira penugem no peito (como eu) mas tem um tronco bem delineado (como eu). É um tipo porreiro. Veio do Japão e agora não quer sair de minha casa.
Começo a sentir que entre os dois há qualquer coisa... Straight ahead, Fred !!! ;)
Tuesday, June 23, 2009
"...e isto faz-me lembrar o dia em que comprámos uma nova árvore de Natal, com o triplo do tamanho da nossa antiga e me foi incumbida a tarefa de deitar a árvore antiga no lixo. Estava frio, era quase Natal e eu ainda fui até ao lixo da rua, mas não consegui deixar lá a árvorezinha. Trouxe-a para casa, quase a chorar, com a culpa do que quase ia fazendo e a pensar no que lhe poderia ter acontecido, a passar os restantes natais que lhe sobrassem ao pé de espinhas de peixe e pensos higiénicos e batatas cozidas e cascas de cebola e molhos com alho, a servir de enfeite. Ainda hoje está connosco (no sótão, mas isso não interessa nada). Por isso, gosto de pensar secretamente que os objectos têm um coraçãozinho que bate e tudo..."
(excerto da primeira publicação de uma das mais notáveis poetisas portuguesas, cujo nome não divulgarei até aprovação da mesma :))
Sunday, June 14, 2009
Na imagem encontram-se 3 indivíduos com aparência subnutrida, sorvendo sumos naturais como se não houvesse amanhã. No Mercat "La Boqueria" há de tudo. O indivíduo da esquerda, com óculos amaricados ao peito, bebe um sumo natural de sapo. O indivíduo do meio, enviada para total usufruto dos indivíduos dos extremos, delicia-se com o seu sumo natural de patatas bravas, com raspas de bocadillo de patata e chourizo. À direita, um indivíduo aparentemente elegante e o melhor sumo de amora + qualquer coisa que não me lembro o quê. Façam em casa, misturem amoras com qualquer outra coisa que apareça nas árvores. Fica sempre bom. Com um macaco não vale a pena tentar.
Já há 30 anos que eu me sabia merecedor de uma gostosona. Experimentei de tudo. Latinas, asiáticas, escandinavas, africanas, e até cães :) Não vale a pena procurar. Aparece assim de repente, ao virar da esquina. O que é importante é seleccionar criteriosamente uma esquina promissora. O Raval é, eventualmente, o bairro com esquinas mais promissoras que conheço no Mundo. Encontrei a esquina da minha vida. E a mulher da minha esquina. Estou tão ansioso como assustado. Esta piquena manifestou de imediato apetência para viver a experiência da maternidade e não auguro uma tarefa fácil no processo de inoculação da semente. Não é incompetência, garanto-vos... mas... numa situação destas... sei lá... entra-se por onde...? :))) (e pronto, a partir de hoje este blog atingiu a sarjeta da boa ética e da moral, e por isso de certeza que vai octaplicar de audiência)
:)))))))))
Garanto-vos que a associação de bananas + "Laura" no mesmo espaço de 80 centimetros quadrados de registo fotográfico é quase pura coincidência. De qualquer modo, os meus genes de primata vieram uma vez mais ao de cima em Barcelona. A banana é também uma droga e sinto que caminho a bananas largas para um lugar cativo na Liga Portuguesa de Bananódependentes Anónimos. Barcelona sempre em grande...
Friday, June 05, 2009
Wednesday, June 03, 2009
Baleal
Após confirmação por fonte segura de que o meu chefe não espreita este blog, sinto alguma tranquilidade profissional em publicar estas imagens, clickadas ontem, em horário laboral. É impossível passar no Baleal e não dar um mergulho. Na mala do carro já estão os brinquedos de Verão. E hoje deram um jeitaço ;)
Pronto... venha a carta de despedimento!
Wednesday, May 27, 2009
Tuesday, May 26, 2009
Sunday, May 17, 2009
Fára de ser Falhaço, fá!
Com estas imagens do Gang Coca-Cola, anuncio publicamente que entreguei os meus papéis para a pré-reforma de Palhaço. A partir de hoje sou um homem maduro.
Eternamente Polarito Maduro... e o Mundo, esse, continua a girar e girar... e assim é que sabe bem! Quase tão bem como baba de camelo :):):) Para quando, Sofy ?
Domesticador de Kikos!
Imaginem uma peça de haute couture parisien que contempla tecido para cobrir todos os centimetros quadrados do corpo, menos os braços.
Está imaginado? Boa! Prossigamos!
Imaginem uma floresta onde não há árvores nem esquilos. Só silvas daquelas com farpas afiadas ao máximo. Mais ou menos oitenta e quatro quilómetros de silvas.
Está imaginado? Nice! Sigaaaaaaa!
Imaginem que não comem há 3 dias. Espreitem pelos 84 km de silvas. Lá ao fundo está a passar um espeto corrido com pernas. Ele pára a olhar para vocês. Vocês param a salivar para ele. Ele deixa cair um pequeno naco de picanha e dobra-se em jeito de sedução para apanhar, deixando cair 3 gotas de gordura. O cupim pisca-vos o olho e a salsicha acena para cima e baixo. Um must, este espeto corrido. Vocês põem-se na alheta, a correr que nem uns desalmados pelas silvas pontiagudas. Pelo meio caem 4 porcos-espinho que estavam armados em gaivotas. Que azar! Mesmo em cima dos braços que não estavam protegidos! O sprint continua! Está quase! Quaseee! Quaseeeeeeeeeee! Chegaram!!!! Os vossos braços parecem cactos, com a diferença de que os cactos têm menos espinhos!
Ora, é assim que a dona deste canito tem os braços. Garanto-vos. Eu vi. Por isso fui chamado para prestar os meus serviços de DCAONQPISPEDP (Domesticação De Canídeos Ao Domicílio, Nem Que Para Isso Seja Preciso Enchê-los De Porrada).
Ora... não resultou! O Kiko continua um verdadeiro assassino de braços! Entretanto foi reprovada a candidatura do Kiko para cohabitar a jaula dos leões, com a justificação (pausível, reconheçamos), que que não é fácil arranjar mais leões.
Thursday, May 14, 2009
Curta-metragem mental
Abro os olhos e espreguiço-me...
Sinto o frenético pulsar do sangue nos músculos...
Levanto-me... e comigo o gato... espreguiça-se em cumplicidade evidente...
Faço o tempo sem ponteiros...
Selo os minutos em caixinhas de cartão lilás...
Deixei de contar os segundos em que não estás...
Encho o pensamento de energia e faço uma curta-metragem mental...
Sorrio...
Os meus lábios desenharam pequenas linhas de expressão intemporal...
Um sinal tão claro de felicidade...
Vale mais que qualquer tesouro perto ou distante...
Olho em frente... fixo o horizonte... infinito...
O Mundo é uma laranja das pequeninas...
E então, ao longe como num suspiro, começo a sentir o meu coração reiniciar... :)
Parabéns, Mamã...
Não sei o que há mais aí em cima... se estrelas... se flores. Quando tento olhar, o Sol cerra-me as pálpebras. Não consigo encontrar-te. É mesmo verdade? Não vais voltar? Não queres...? Não podes...? Se puderes, volta, Mãe. Mesmo que depois tenhas de regressar... Só te quero dar um beijo neste teu dia... e esta flor... Não sei o que há mais aí em cima... se estrelas... se flores... mas se não houver estrelas, serás a primeira. Se não houver flores, sabes tão bem fazer um jardim... Parabéns, Mamã...
Sunday, May 10, 2009
O pico do Pico !
Eu estava lá na primeira fila, a assistir ao espectáculo impressionante do nascimento da Lua atrás do Pico. Não havia mais espectadores. Não me consigo lembrar, nos últimos tempos, de ter assistido a um espectáculo tão fantástico. Não foi marcado, não foi pensado. Quero voltar a vê-lo mais vezes. Este é daqueles momentos que tem de se partilhar, para ser, de facto, um dos mais intensos espectáculos a que assistimos nas nossas vidas.
De olhos no Faial...
No Pico, de olhos no Faial, observamos 1 dos melhores spots de mergulho do Mundo (clickar na imagem). Entre o Ilheú em Pé e o Ilhéu Deitado, há um pouco de todas as cores por baixo de água. Soube bem assistir ao pôr do Sol neste local, num silêncio tão profundo que esquecemos os sons mais habituais. Fazemos música com o olhar e enche-se a alma com notas musicais construídas por nós. Soube bem. Pensei. Vou seguir a música desta imagem...
Yohh!! Táxiiiiiii!!!!
O pormenor da garra do dedo mindinho (reparem bem na foto) e dos dedos mascarados de ourivesaria itinerante não indiciavam que o percurso Praia da Vitória - Angra do Heroísmo fosse marcado por uma conversa perfeitamente normal, o que é bom. O barulho do motor e dos travões também não auguravam uma viagem tranquila, o que também é bom na minha idade. As mudanças tinham de ser colocadas com as duas mãos, e mesmo assim não entravam. O veículo pifou, é um facto. Mas foi já perto de Angra. Como sabem, este blog, apesar de desprovido de qualquer conteúdo interessante, é muito civilizado e educado. A título muito excepcional, transcrevo, com fidelidade, o minuto anterior ao pifanço do motor:
"... cortei o filhá puta do caniço e nessa tarde fodi pra cima de 30 peixes. Levava uma malga com um filhá puta de um bacalhau que era mais rijo e botava nuns "anzoles" todos fodidos que apanhava por baixo das putas das rochas. Ó car..., aquilo é que era foder peixe. Depois vieram esses filhá puta nos barcos e foderam a ilha toda. Havia de ter vindo mais um filhá puta de um vulcão para limpar o sebo a esses filhá puta (CATAPUM) ó car... foda-se... fodeu-se o filhá puta do motor... tá tudo fodido ó amigo..."
Subscribe to:
Posts (Atom)